quarta-feira, 5 de março de 2014

Origem das aves

 fonte: http://aldaalvesbarbosa.com/2012/11/09/cantinho-poetico-56/


Seja em área urbana ou não, as aves estão sempre presentes, mas já pararam para se perguntar sobre sua origem?

Existem várias hipóteses para a origem desses animais, vou explicar um pouco da origem a partir de Theropoda, hipótese mais aceita hoje em dia. Abaixo segue um cladograma mostrando onde as aves poderiam se encaixar, na qual a marcada em cinza é nossa hipótese.


Mas perai o que é um cladograma? Bom, é uma representação visual através de diagrama das relações evolutivas entre grupos de organismos. Este pode ser montado a partir de dados moleculares, morfológicos e até comportamentais.

Chiappe e Vargas, 2003

Voltando para a origem das aves, existem várias evidencias para sua origem a partir de Theropoda, evidencias baseadas em comparações de seu tegumento, osteologia (estudo dos ossos), oologia (estudo dos ovos) e comportamento.

Quanto ao tegumento, estudaram suas penas e viram que elas surgiram com outras funções além do voo. Essas penas teriam proporcionado à conquista de fêmeas e de condições mais propícias à sobrevivência: um melhor controle da temperatura corporal, por exemplo. Foram descobertos diversos fosseis de dinossauros emplumados, nas quais essas penas eram diferentes das aves atuais e a do Archaeopteryx



A formação das penas atuais possui diversos estágios e alguns desses estágios condizem com os registros fósseis de outros dinossauros terópodes. Por exemplo: Os dinossauros Sinosauropteryx e Beipiaosaurus possuem suas penas nos estágios I das penas atuais. Os Protarchaeopteryx e Caudipteryx, já possuíam as penas simétricas, referentes aos Estágios IV e V. Isso também reforça essa hipótese das aves tendo origem em Theropoda. Abaixo segue o registro fóssil desses com sua respectiva reconstrução. Imagens tiradas da internet.




Saindo das penas e entrando um pouco na osteologia e na fisiologia, os sacos aéreos presentes nas aves não são uma característica exclusiva das aves em si. Análises em ossos pneumáticos indicaram a presença deste sistema de ventilação em dinossauros terópodes, assim como em Archaeopteryx.  
Além disso, foram encontradas através de tomografias computadorizadas dos crânios, similaridades cerebrais em Theropoda e Aves. 

Existe também um grande número de inovações do sistema ósseo que foram críticas para o voo, mas que surgiram com outras funções nos primeiros terópodes. Por exemplo:
  • Ossos longos e ocos (em todos theropoda)
  • Remoção do dígito 1 nos pés (em Ceratosaurus, Neotheropoda), perdendo seu papel no apoio do peso.
  • Expansão do coracóide e esterno (em Sinosauropteryx, Pelecanimimus, Coelosauria), permitindo um aumento da musculatura peitoral e surgimento de penas plumáceas para regular a temperatura.
  • Encurtamento do tronco, aumento da rigidez na extremidade da cauda e encurtamento distal para aumento do equilíbrio e maneabilidade (em Velociraptor, Paraves).
  • Fúrcula elástica e um esterno grande em quilha para uma musculatura peitoral maciça (Columba, Euornithes).



Como todas essas mudanças foram cruciais para o voo, vou falar de duas hipóteses para sua origem:
Uma é a “Chão-ar”, que diz que o ancestral era cursorial, corria e pulava para alcançar a presa. A segunda é a “Árvore-ar”, que diz que o ancestral era arborícola, ele pulava da copa das árvores e com a ajuda das asas planava, para alcançar sua presa. 


Mais algumas semelhanças dos Theropoda com as aves atuais esta em sua oologia. Abaixo listei algumas caracteriticas:
  • O desenvolvimento embrionário de terópodes maniraptores é comparável ao das aves;
  • Ovos dos terópodes troodontídeos tem características únicas com o de aves;
  • Ovos de terópodes maniraptores assim como as aves possuem uma forma assimétrica;
  • Estrutura dos poros da casca são semelhantes



Finalmente, o comportamento. Este também é semelhante. Existe um cuidado parental nos troodontideos e oviraptossaurideos, ambos são linhagens dentro de Theropoda. Além disso o empoleiramento era comum em terópodes maniraptores.

Bom, concluindo, este é apenas um conjunto de dados que apontam a origem de aves a partir de Theropoda. É claro que existem muito mais evidências e que isso tudo não é uma verdade absoluta. Existem outras hipóteses que dizem que as aves originaram de outros grupos. Esta, que aqui apresentei, é apenas a mais aceita atualmente e a mais parcimoniosa.


Mariana de Carvalho e Andressa de Mello Bezerra

Bibliografia:
Fravretto, M. A. (2009) Sobre a origem das aves (Theropoda:Ave). Atualidades ornitológicas 150: 46-52.
Chiappe, L.M. & Vargas, A. (2003) Emplumando dinosaurios: la transición evolutiva de terópodos a aves. Hornero 18(1): 1-11.
Pough, F. H. et al. (2008) Os Diapsida da Era Mesozóica: Dinosauria, Crocodylia e Aves. Pp 388-432. In: Pough, F. H., Janis, C. M. & Heiser, J. B. A vida dos vertebrados.